Ganhar Dinheiro Com a Queda do Bitcoin? Aprenda Como!

Ganhar Dinheiro Com a Queda do Bitcoin? Aprenda Como!

Ninguém mais tem dúvidas:

O Bitcoin é capaz de registrar valorizações surpreendentes.

No entanto, em um mercado caracterizado por grande volatilidade, você pode ter mais uma certeza:

Também não faltarão momentos no vermelho.

Muitos investidores pensam que a queda do mercado é sinônimo de perdas. Mas será que é possível ganhar dinheiro com a queda do Bitcoin ou de outra criptomoeda?

A resposta é sim! É um erro assumir que os lucros só podem existir se o preço estiver em ascensão. Podem gerar-se ganhos com regularidade independentemente da direção do mercado. Para isso o mercado só precisa se mexer.

Neste artigo você poderá perceber como lucrar em um bear market de criptomoedas. Dessa forma, quando o Bitcoin ou outra criptomoeda que tem em seu portfólio desvalorizar, não terá de ficar simplesmente à espera enquanto o seu investimento perde valor.

1. Perspectiva Histórica

A subida astronômica do mercado no final de 2017 criou um frenesi enorme em torno do Bitcoin e de outras criptomoedas, levando-as a atingir valores que quase ninguém previa.

Esse período coincidiu também com a entrada de muitos investidores no mercado das criptomoedas.

O Bitcoin bateu todos os recordes em Dezembro de 2017 ao atingir um All Time High de US$ 19.000, porém três dias depois desceu para US$ 12.000, uma queda de 37%.

Ganhar dinheiro com a queda do Bitcoin - Valor
Evolução do valor do Bitcoin.

Essas correções são habituais no mercado das criptomoedas, para grande desilusão daqueles que tinham esperanças de enriquecer do dia para a noite. O importante é saber lidar com elas e, se possível, obter lucros.

Lembramos que esse mercado é bastante recente e que a sua natureza especulativa é um dos principais fatores que contribuem para essa volatilidade. Pode mesmo se dizer que esses crashes são até habituais.

Crashes da Bitcoin ao longo do tempo

Muitos iniciantes no mercado de criptomoedas ficam de braços cruzados com as suas moedas guardadas à espera que o mercado retome um rumo positivo para que consigam recuperar o que investiram.

holding – como se chama essa estratégia – é uma excelente maneira de participar no mercado e é infinitamente melhor do que ficar de fora.

No entanto existem outras estratégias que lhe permitem crescer ou, pelo menos, assegurar o seu portfólio. Não são difíceis, e tudo o que é preciso é alguma força de vontade e interesse pelo mercado e pela tecnologia das criptomoedas.

2. Fortalecer Posições Recorrendo ao Tether (USDT)

Tether USDT

O Tether (USDT) é um tipo de criptomoeda também conhecida como stablecoin, cujo valor está vinculado ao Dólar.

Ou seja:

1 USDT é sempre 1 Dólar e vice-versa. O seu preço mantém-se muito mais constante do que o das restantes criptomoedas.

Mas vamos a um exemplo:

A imagem abaixo mostra a variação do preço do Ethereum na plataforma Binance. Vemos que no período em análise o preço subiu 18%, um valor próximo do máximo de todas as subidas anteriores do preço.

Ganhar dinheiro com a queda do Bitcoin
Evolução do preço da ETH em relação à USDT na Binance.

Nessa mesma altura o indicador RSI (Relative Strength Index) mostra que o preço estava em valores muito altos, indicando uma possível descida. Foi exatamente o que aconteceu!

Imagina que, atento a esse indicador, você tinha antecipado essa queda. Em vez de ficar parado, poderia assegurar o seu investimento recorrendo à Tether.

Em bolsas como a Binance é possível passar Ethereum para Tether com facilidade. 

Binance, trocar ETH por USDT
Exemplo de troca de ETH por USDT na Binance.

Supondo então:

  • Você tem 1 ETH e troca para USDT quando acha que o mercado vai cair;
  • Nessa altura 1 ETH = 500 USDT;
  • Você fica com 500 USDT.

Quando o preço do ETH voltar a cair 10% (1 ETH = 450 USDT):

  • Você usa os 500 USDT para voltar a comprar Ethereum;
  • Dessa vez já estará adquirindo um montante de ETH superior pelo mesmo preço = 1,11 ETH;
  • Você Lucra 0,11 ETH.

Equivale a um lucro de 11% em seu balanço de ETH. Ou seja, se o Ethereum voltar a subir para os 500 USDT, estará lucrando 55 USDT, ou 55 dólares, já que corresponde ao mesmo valor.

Não é fácil e requer agilidade, mas, se conseguir lucrar 11% com cada oscilação de preço semelhante a essa, pode ter a certeza de que ao fim de um ano o resultado será muito positivo.

Se estudarmos bem o mercado e seu comportamento recente, essa estratégia pode ser excelente para obter umas “cryptos” extras e não envolve grande risco! 

3. Usar CFDs Para Ganhar Dinheiro Com a Queda do Bitcoin

Plataformas de negociação como a eToro permitem facilmente apostar a favor ou contra o preço de uma criptomoeda, sem ser preciso sequer comprar a moeda e armazená-la.

CFDs da eToro permitem lucrar com a queda das criptomoedas
eToro funciona como rede social de investidores, permitindo que copie os seus preferidos.

Essa é a grande vantagem dos CFDs (Contratos por Diferença): você pode lucrar tanto com as subidas como com as descidas do preço das criptomoedas, ao contrário de outras plataformas. Esse é dos poucos tipos de investimento em que isso efetivamente acontece.

O processo de compra e venda de Bitcoin ou de qualquer outra criptomoeda na plataforma do eToro é fácil de entender.

Para iniciar o processo basta entrar na página geral da criptomoeda que pretende negociar e clicar em “Negociar“:

negociação btc etoro
Ao clicar em “Negociar” poderá acessar as opções “comprar” e “vender”, conforme acredite que o mercado vai subir ou descer.

Usar uma plataforma como a eToro traz vantagens claras para quem não quer passar pelo processo de compra e de armazenamento de criptomoedas.

Na eToro é possível negociar com vários tipos de ativos, desde ações, índices, moedas nacionais, matérias-primas, ETFs e, claro, criptomoedas. No total são 16 criptomoedas listadas!

Para ter sucesso com essa estratégia é muito importante saber entrar no momento certo, sendo ideal estudar as oscilações do mercado, tal como as que mencionamos no exemplo anterior.

Se você nunca experimentou essas ferramentas, é melhor não usar a alavancagem, deixando essa opção para quando tiver mais confiança nas suas capacidades.

Até lá pode experimentar a conta demonstração que a eToro disponibiliza, já que permite testar as técnicas que vai aprendendo sem colocar capital em risco.

eToro

✓ Permite Copiar Outros Traders
✓ 16 Criptomoedas
✓ Conta Demonstração Grátis

4. Criptomoedas Que Geram Lucro Passivo

Por último, essa estratégia é a mais simples de todas e também a que acarreta um menor risco.

Existem moedas como a EOS, TRON, NEO, Stellar ou Cardano, por exemplo, que geram dividendos pelo simples fato de se fazer hold nelas. A essa estratégia damos o nome de staking.

Staking de criptomoedas
Com staking você consegue receber um pequeno rendimento passivo.

A beleza dessa estratégia é que podemos escolher investir em uma dessas moedas pela qualidade do seu projeto, e elas vão gerando um pequeno retorno de investimento sem fazermos nada.

Futuramente esse retorno pode vir a ser potencializado por eventuais subidas no preço dessa moeda. O retorno anual situa-se entre os 3% a 10%, o que é excelente dado o esforço necessário para colher esses dividendos.

5. Conclusão

  • As estratégias aqui apresentadas podem ser adotadas de acordo com a preferência e a disponibilidade do investidor;
  • Uma regra geral é que quanto maior o risco, maior o potencial de lucro, por isso cabe a cada um escolher o melhor método;
  • Com um esforço ativo nesse mercado podemos sempre melhorar o nosso portfólio;
  • A longo prazo a diferença que isso pode fazer é muito grande, especialmente quando o mercado das criptomoedas voltar a entrar em um bull market.
Autor
Marcela Lima
Marcela Lima

Marcela conheceu o Bitcoin em 2012 e ficou fascinada com a tecnologia. Desde então tem estudado o potencial das criptomoedas e a forma como podem mudar a sociedade. Hoje divide o seu tempo entre a escrita e a gestão do seu portfólio, composto majoritariamente por criptomoedas e por ações.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *