Stellar (XLM) – O Que É? Onde Comprar Stellar Lumens?

Stellar (XLM) – O Que É? Onde Comprar Stellar Lumens?
Sigla

XLM

Rating FCAS

S

Algoritmo

Stellar Consensus Protocol

Minerável

Não

Onde Comprar

Stellar é um projeto que tem como objetivo facilitar pagamentos além das fronteiras, recorrendo a uma moeda fiduciária, seja ela o Real, o Dólar ou outra qualquer.

Para isso, a Stellar cria uma representação virtual dessas moedas, facilitando a transferência delas entre países.

Ou seja, Stellar é uma espécie de ponte entre os mundos de pagamentos analógico e digital. O seu grande objetivo é diminuir custos e tempos de espera das transações.

Mas por que é tão popular? E qual é a sua relação com o Ripple (XRP), criptomoeda com a qual tem, historicamente, uma correlação positiva?

Nesse artigo explicamos em detalhe como funciona e onde comprar Stellar Lumens caso esteja interessado nessa criptomoeda.

1. O Que É Stellar?

Stellar é uma infraestrutura de pagamentos que tem como principal objetivo ultrapassar os problemas tradicionais dos bancos, nomeadamente no que diz respeito a transferências de dinheiro.

No panorama do comércio global existem tipos de transferências monetárias que causam problemas logísticos tanto para quem quer enviar, como para quem quer receber dinheiro:

  • Transferências entre instituições bancárias diferentes
  • Transferências entre instituições bancárias diferentes e em países diferentes
  • Transferências entre instituições bancárias diferentes, em países diferentes e com diferentes moedas nacionais (conversão necessária)

Esse atrito criado prejudica a produtividade e, consequentemente, o potencial dos negócios envolvidos, diminuindo a fluidez de capital enquanto aumenta custos e tempos de espera, principalmente em transferências internacionais.

É precisamente aí que a Stellar pode intervir.

Através de uma inovação chamada path payment, a infraestrutura Stellar permite, por exemplo, que uma companhia americana faça um pagamento em Dólares a uma companhia mexicana, sendo o dinheiro recebido em Pesos.

stellar xlm
Exemplo de uma transferência de capital entre a Pessoa 1 e a Pessoa 2.

O serviço é inovador porque nenhuma das companhia incorre em riscos de conversão. Simplesmente dizem em que moeda querem pagar e receber.

Para uma explicação mais detalhada, sugerimos esta apresentação do fundador da Stellar, Jed McCaleb:

Outra componente importante do sistema é a sua bolsa distribuída (distributed exchange).

Além de apoiar a emissão e a movimentação de ativos, a rede Stellar também atua como uma bolsa descentralizada de qualquer tipo de ativo que as pessoas tenham adicionado à rede.

Onde comprar Stellar
Aspecto da bolsa descentralizada da Stellar.

Dados como saldos mantidos pelas contas de usuários e as ofertas que as contas de usuários fazem para comprar ou para vender ativos são armazenados na blockchain da Stellar.

1.1 O Que É Stellar Lumens (XLM)?

Stellar Lumens (XLM) é o token da Stellar. Na sua essência, o Lumen existe para criar responsabilidade pelo uso da infraestrutura Stellar.

Todos os usuários são obrigados a deter uma porção reduzida (1 Lumen) para usar a rede. Além disso, os custos pelo uso da infraestrutura Stellar são pagos em Lumens (taxa mínima de 0.00001 Lumen).

A equipe por trás do projeto acredita que essa é a forma de desincentivar maus comportamento dentro da rede, criando um ambiente mais saudável e cumprindo o propósito do projeto.

Existem cerca de cem bilhões desses tokens pré-criados (104.264.152.998 XLM). Atualmente o número em circulação é muito menor. E a adição de futuros tokens segue um modelo inflacionário com uma taxa anual de 1%.

Naturalmente, o Stellar Lumens também acaba funcionando como moeda de troca, valorizando como qualquer outra criptomoeda de acordo com a lei da oferta e da procura.

É precisamente por isso que o projeto tem conquistado a atenção de muitos investidores nos últimos anos.

2. Como Funciona Stellar?

No coração da tecnologia da Stellar está o SCP –  Stellar Consensus Protocol, desenvolvido pelo conceituado professor David Mazières.

stellar xlm
Comparação entre o SCP e outros mecanismos de consenso.

Esse protocolo permite que a blockchain da Stellar tenha as seguintes características:

  • Base de dados aberta e descentralizada
  • Milhares de transações por segundo (TPS), com baixo custo
  • Smart-contracts e multiassinaturas
  • Modelo de confiança (trust) flexível

2.1 É Possível Minerar Stellar?

Não!

No entanto, graças ao método de votação federada do SCP, os holders de XLM podem receber mais XLM passivamente, em um processo conhecido como staking.

Para isso é preciso configurar a wallet corretamente, sendo que pode ver mais informações aqui sobre como o fazer.

2.2 O Que São Anchors?

Os anchors são peças centrais na arquitetura da rede da Stellar. Pense neles como os conectores entre o sistema bancário tradicional e a rede Stellar.

stellar lumens xlm anchors
O Anchor é uma espécie de middleman, que viabiliza, por exemplo, conversões entre moedas.

Anchors podem ser empresas fintech, instituições financeiras ou serviços de transferência de dinheiro, por exemplo, dispostos a trabalhar em conjunto com a rede Stellar.

“Âncoras são entidades nas quais as pessoas confiam para manter seus depósitos e emitir créditos na rede Stellar para esses depósitos. Todas as transações monetárias na rede Stellar (exceto Lumens) ocorrem na forma de crédito emitido por âncoras. Então as âncoras atuam como uma ponte entre as moedas existentes e a rede Stellar.”

A função de anchor acaba por ser uma oportunidade, por exemplo, para novos programadores e empresas de programação que se interessem por tecnologias inovadoras como essa.

A qualidade exímia da documentação para programadores que queiram desenvolver aplicativos com a tecnologia da Stellar ajuda nisso e é um forte indicador da qualidade e da seriedade desse projeto.

3. Onde Comprar Stellar Lumens?

Você pode comprar Stellar (XLM) de duas formas:

  • Através de uma bolsa de criptomoedas
  • Através de uma corretora

3.1 Comprar Stellar Lumens Em Uma Bolsa

Você pode optar por comprar Stellar diretamente em uma exchange como a StormGain, sendo que, nesse caso, ficará mesmo na posse da criptomoeda.

Investir em Stellar na StormGain
StormGain permite-lhe comprar e enviar Stellar Lumens para outras carteiras.

Se estiver pensando em utilizar XLM para fazer/receber pagamentos ou para trocar a moeda entre bolsas, essa é a opção recomendada.

3.2 Investir em Stellar Lumens Em Uma Corretora

Plataformas de investimento online como a XTB fornecem ferramentas chamadas CFDs. A XTB disponibiliza o par XLMBTC, para investir em Stellar Lumens.

Com CFDs você pode lucrar tanto com as subidas como com as descidas do preço das criptomoedas, ao contrário de outras opções. Esse é dos poucos tipos de investimento em que isso efetivamente acontece.

Stellar Lumens XTB
XTB permite lucrar tanto com a subida como com a descida das criptomoedas.

Ao investir através da XTB descarta-se a necessidade de configurar carteiras virtuais (wallets) para manter as suas criptomoedas seguras, e o processo de compra e venda torna-se bastante simples.

3.3 Ganhar Stellar Lumens Grátis

Não é incomum a Stellar fazer aquilo que chama de Air Drops, ou seja, distribuir novas criptomoedas XLM de forma gratuita pelos usuários.

Uma das plataformas que tem distribuído Stellar Lumens gratuitamente é a Coinbase, através do seu programa Coinbase Earn.

Apesar de não ser possível para usuários brasileiros comprar criptomoedas através dessa plataforma, é, ainda assim, possível negociar lá e usá-la como wallet de criptomoedas.

4. Valor do Stellar Lumens

O Stellar Lumens já alcançou um maximo histórico de US$ 0,93 em janeiro de 2018, e um mínimo de US$ 0,0012, ainda em 2014.

Em 2020, o Stellar Lumens valorizou 195% e só não subiu mais devido aos insucessos do XRP (Ripple) no final do ano, que fizeram cair também o XLM.


Muitas vezes o Stellar Lumens reage na mesma direção que o Ripple porque os dois têm uma correlação positiva.

Por que é que isso acontece? É precisamente para isso que olhamos a seguir.

5. Stellar VS Ripple

Stellar é vista muitas vezes como uma grande concorrente da Ripple (XRP), e muitas comparações se fazem entre as duas.

Um dos motivos para isso é que o fundador da Stellar, Jed McCaleb, também foi co-fundador da Ripple, e os dois projetos têm objetivos semelhantes.

Curiosidade

McCaleb também foi quem criou a antiga bolsa Mt.Gox, mas já não estava presente no projeto quando o polêmico hack aconteceu.

Existem algumas divergências entre a Stellar e a Ripple, sendo talvez a mais notória delas a filosofia com que as equipes lideram o seu desenvolvimento.

A Stellar é muito menos corporativa, e a prova disso é que, no início, 95% dessa criptomoeda foi dada de graça aos seus usuários.

No site da Stellar podemos ler:

“A Stellar pretende providenciar serviços financeiros de baixo custo para ajudar a combater a pobreza e a desenvolver o potencial individual.”

Podemos então concluir que as empresas por trás dessas criptomoedas, a Ripple Labs e a Stellar Development Foundation, são diferentes e têm objetivos distintos:

  • Ripple foca-se mais em trabalhar com instituições bancárias.
  • Stellar pretende apelar mais ao empreendedorismo, a empresas além do setor bancário e, claro, aos indivíduos que possam beneficiar do serviço.

Isso é visível nas parcerias estabelecidas por essas moedas. A Ripple tem inúmeras ligações com bancos reconhecidos internacionalmente. A Stellar envolve-se mais com empresas do ramo tecnológico.

6. Conclusão

A Stellar trata-se de uma criptomoeda que, a nível tecnológico, tem elementos e funcionalidades impressionantes.

Em um mundo em que as tecnologias blockchain e a criptomoedas venham a ter um lugar consolidado na indústria financeira, muito provavelmente a Stellar vai estar lá.

Essa é, pelo menos, a visão dos responsáveis da Stellar para o futuro do projeto:

Imaginem um mundo em que, quando viaja, nunca precisa trocar de moeda, exceto no ponto de venda ou compra. Onde pode optar por manter todos os seus ativos, por exemplo, ações da Google, sacando pequenas quantias, quando precisa pagar pelas coisas. Os pagamentos entre ativos tornam esse mundo possível.

Parcerias com empresas como a IBM e a Deloitte fazem crer que esse projeto tem a solidez necessária para que coisas bastante interessantes venham a ser desenvolvidos com ele no futuro.

Autor
Lucas Lynch

Lucas é um apaixonado pelos mercados financeiros desde que se lembra. Mas a crise de 2008 ajudou-o a perceber como eles podem ser implacáveis para quem não tem um portfólio diversificado. Por isso se forçou para aprender sobre novos mercado. É particularmente fã de Tecnologia e da forma como ela está mudando os investimentos.

Dúvidas Frequentes

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *