Polkadot (DOT) – Como Comprar Polkadot? Vale a Pena?

Polkadot (DOT) – Como Comprar Polkadot? Vale a Pena?
Sigla

DOT

Rating FCAS

-

Algoritmo

Proof of Stake

Minerável

Não

Onde Comprar

O sucesso do Ethereum é inquestionável.

E quando algo tem tanto sucesso, o que costuma acontecer?

Isso mesmo: réplicas. Novos projetos inspirados na criação-base, tentando aproveitar algo do seu sucesso e, quem sabe, criar algo melhor.

Bem-vindos ao Polkadot!

Esse é um projeto que visa ser o futuro das criações em tecnologia blockchain, corrigindo alguns dos problemas históricos da rede Ethereum e tentando trilhar o seu caminho no já muito ocupado espaço dos “Ethereum Wannabes“.

Conseguirá? Terá argumentos suficientes para se distinguir, principalmente em uma fase em que a rede Ethereum já deu o passo seguinte com o lançamento do Ethereum 2.0? Tentamos responder a isso neste artigo.

1. O Que É Polkadot?

Polkadot é um projeto open-source criado pela Web3 Foundation e que nasceu da vontade de criar uma melhor versão do Ethereum.

O seu fundador, o doutor Gavin Wood, é, na realidade, um dos cofundadores do Ethereum, que abandonou o projeto em 2016, desanimado com os atrasos no desenvolvimento do Ethereum 2.0.

A solução?

Desenvolver o seu próprio projeto, capaz de superar as principais falhas que o Ethereum já apresentava na altura, tais como:

  • A utilização de uma linguagem de código pouco familiar aos desenvolvedores;
  • O recurso a um algoritmo de consenso ultrapassado – o Proof of Work;
  • Dificuldade em escalar a rede, uma vez que a velocidade dela era limitada pelo participante (nó) mais lento, algo que pode ser resolvido com uma arquitetura sharding.

Tudo isso são pontos que o Ethereum está resolvendo progressivamente com a sua atualização 2.0, que deverá decorrer até 2022.

Mas são, ao mesmo tempo, melhorias que o Polkadot foi capaz de introduzir desde o seu verdadeiro início, tal como pode ver no lightpaper do projeto.

Polkadot Ethereum
Uma foto rara de Gavin Wood, à esquerda, juntamente com Vitalik Buterin, à direita, o fundador do Ethereum.

Por exemplo, Polkadot permite desde o seu lançamento que os usuários façam staking e recebam, assim, uma renda passiva por deterem a criptomoeda – o Ethereum só agora está lançando essa possibilidade.

Essa vantagem competitiva, naturalmente, entusiasmou os investidores.

Depois de várias rondas de financiamento, que alcançaram um montante global de cerca de US$ 250 milhões, o projeto saiu finalmente para o mercado em 2020.

2. Como Funciona Polkadot?

Ao contrário do Bitcoin, que funciona em uma única blockchain, Polkadot usa aquilo a que chama de multichain.

Na prática são várias cadeias de blocos que funcionam em paralelo e que permitem que o projeto consiga processar um número muito maior de transações.

Polkadot Criptomoeda Arquitetura
Método atual VS Método Polkadot. Fonte: Site do Polkadot

Essa conexão com múltiplas cadeias é feita não só dentro da própria blockchain Polkadot, mas também com outras blockchains de projetos externos.

Isso a torna tão especial.

Caso esteja interessado em entender melhor como funciona o projeto, recomendamos a visualização da série Polkadot Behind The Code, criada pela equipe da criptomoeda e cujo primeiro episódio pode assistir abaixo.

Essa série dá uma visão clara dos objetivos do projeto.


Graças ao Polkadot, os desenvolvedores têm acesso facilitado à programação com tecnologia blockchain. Podem criar dApps, Smart Contracts ou até suas próprias blockchains em ambientes sandbox.

Essa facilidade de acesso já garantiu que mais de 300 projetos se juntassem à blockchain do Polkadot!

A lista de projetos associados vai desde projetos ligados ao gaming, DeFi e até Bolsas descentralizadas. A lista completa pode ser consultada aqui.

Polkadot parcerias
Alguns dos projetos com ligação à blockchain de Polkadot.

Exemplos não faltam, mas um dos que destacamos é a criptomoeda ChainLink, que tem tido uma valorização surpreendente em 2021.

ChainLink foi integrada na rede Polkadot no final de 2020 e anunciou a criação de uma aliança com esse projeto para fomentar o desenvolvimento DeFi (Decentralized Finances, ou em português, Finanças Descentralizadas).

Em um mundo em que o DeFi tenha sucesso, muito provavelmente ChainLink e Polkadot estarão entre os principais projetos.

3. Onde Comprar Polkadot?

Polkadot, por ser um projeto relativamente recente, ainda está disponível em poucas corretoras.

Porém, apresentamos-lhe duas formas de investir em Polkadot através das plataformas recomendadas pelo Criptofy.

3.1 Investir em Futuros de Polkadot

A StormGain é uma plataforma recente, mas que tem evoluído muito rapidamente neste meio.

Além de disponibilizar uma Bolsa de criptomoedas que lhe permite comprar alguns dos criptoativos mais populares do mercado, também permite aos seus usuários investir em futuros de criptomoedas mais “exóticas” ou recentes. É precisamente o caso de Polkadot.

Tela de compra de Polkadot na StormGain.

Nesse caso você não detém diretamente o criptoativo. No entanto, uma vez que a StormGain disponibiliza wallets de outras criptomoedas, você pode facilmente trocar o seu balanço de Polkadot por Bitcoin ou USDT, caso decida fazer a retirada do dinheiro para uma carteira externa.

3.2 Comprar Polkadot Em Uma Bolsa

Uma das bolsas mais populares em todo o mundo é a Binance que, além de Polkadot, tem mais de 100 criptomoedas disponíveis.

A Binance é uma plataforma relativamente mais complexa de usar. No entanto, é a opção indicada caso queira a posse do criptoativo, algo essencial se quiser enviar Polkadot para outras carteiras e fazer staking.

4. Valor de Polkadot

Se costuma estar atento ao ranking de criptomoedas, certamente já terá reparado que o Polkadot conquistou rapidamente uma posição no TOP 10 desse mercado.

Apesar de tudo, Polkadot é uma criptomoeda muito recente no mercado, tendo estreado ao público geral em agosto de 2020, com um preço de entrada rondando os US$ 2,9.


Em apenas 6 meses essa criptomoeda valorizou 500% e até já chegou a ultrapassar o XRP na lista de criptomoedas com maior capitalização de mercado.

5. Perspectivas Futuras

O número de projetos que se juntam à rede Polkadot não para de crescer e é natural que isso dê relevância à empresa e ao seu token, o DOT.

Um dos grandes objetivos da equipe de desenvolvimento de Polkadot é continuar a reforçar o seu número de cadeias (parachains), de forma a garantir a escalabilidade da rede.

Para explorar em detalhe todas as novidades em desenvolvimento, recomendamos a consulta do Roadmap do projeto.

6. Conclusão

Polkadot é um projeto com um grande potencial, sendo que o seu crescimento acelerado fala por si.

Mesmo tendo como grande concorrente um projeto com a grandeza do Ethereum, Polkadot não tardou em aproximar-se dos primeiros lugares do Top 10 desse mercado.

Mais impressionante: fez isso muito mais rápido do que qualquer outro projeto entre as dezenas que concorrem com o Ethereum – podemos citar EOS, Cardano ou NEO só para nomear alguns.

Resta esperar para perceber que outras parcerias de relevo conseguirá fechar e qual o papel que o DeFi terá no mundo moderno. Se for grande, Polkadot certamente ganhará com isso!

Autor
Lucas Lynch

Lucas é um apaixonado pelos mercados financeiros desde que se lembra. Mas a crise de 2008 ajudou-o a perceber como eles podem ser implacáveis para quem não tem um portfólio diversificado. Por isso se forçou para aprender sobre novos mercado. É particularmente fã de Tecnologia e da forma como ela está mudando os investimentos.

Dúvidas Frequentes

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *