Retração de Fibonacci – Como Usar Para Prever Preços?

Retração de Fibonacci – Como Usar Para Prever Preços?

Por vezes encontramos explicações lógicas onde menos esperamos.

Por que a casca do caracol é em espiral?

Como em tudo, há um motivo.

Neste artigo falamos sobre a Proporção Áurea e a sua origem, a Sequência de Fibonacci.

Essa razão pode ser utilizada para encontrar padrões não só na natureza, mas também nos mercados financeiros, recorrendo para isso a ferramenta de Retração de Fibonacci.

Se análise técnica é um tema que lhe interessa, apresentamos uma ferramenta utilizada por investidores experientes e que pode ajudar a levar o seu trading para o próximo nível.

Utilizada em conjunto com outros indicadores, pode ser uma excelente forma de o ajudar a definir momentos de compra e de venda no mercado.

Plataformas Para Investir em Criptomoedas

  • Binance
    Plataforma Recomendada 🏆
  • IQ Option
    Métodos de Depósito Variados
  • StormGain
    Alavancagem Até 200x
  • Mercado Bitcoin
    Trade de Criptomoedas e de Precatórios

1. O Que É a Sequência de Fibonacci?

Essa sequência foi primeiramente apresentada por Leonardo Bonacci, também conhecido como Fibonacci, um matemático italiano responsável pela introdução da numeração hindu-árabe na Europa Ocidental em 1202. Nessa altura era utilizado o sistema romano.

Isso lhe diz alguma coisa?

Não? Então esta ideia certamente dirá: Fibonacci é conhecido por muitos pelo papel que teve no cálculo do crescimento de uma população de coelhos.

Sequência de Fibonacci - Coelhos
Crescimento de uma população de coelhos de acordo com a sequência de Fibonacci.

Recorrendo à matemática, Fibonacci percebeu que existia um padrão que poderia ser utilizado para prever comportamentos futuros.

Na prática, falamos de uma sequência infinita que corresponde a:

0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144, 233, 377, 610, 987, 1597, 2584, …

Assim sendo, você pode ver que:

Um determinado número é sempre a soma dos dois anteriores da sequência.

A representação gráfica da Sequência de Fibonacci é uma espiral perfeita, transformando esses números em quadrados e dispondo-os em uma forma geométrica:

espiral números de Fibonacci e rácio de ouro

Ora, o que faz lembrar essa forma?

Precisamente a de um caracol: cada nova seção da sua casca possui a extensão da soma das duas secções anteriores, tal como na sequência de Fibonacci.

Caracol espiral Fibonacci

Isso acontece porque o seu corpo utiliza menos energia para criar uma casca em espiral do que em outro formato qualquer.

As aplicações são inúmeras, e vão desde a natureza, a diversas formas de arte, nas quais muitos artistas procuram utilizar esse ideal de proporção.

Piet Mondrian Fibonacci
Tela de Piet Mondrian que utiliza os princípios da sequência de Fibonacci.

2. O Razão de Ouro e a Proporção Áurea

A Razão de Ouro está intimamente ligado à Sequência de Fibonacci.

Mas o que é isso?

Mais do que a própria Sequência de Fibonacci, o uso da Razão de Ouro pode ser central nos mercados financeiros, onde é utilizado há mais de um século.

Complicando um pouco:

Rácio Dourado Fibonacci Retracement

A Razão de Ouro, também conhecido como Proporção Áurea ou Proporção Divina, existe quando uma linha é dividida em duas partes e a parte mais longa (a) dividida pela parte menor (b) é igual à soma de (a) + (b) dividida por (a), resultando em 1,618.

Descomplicando, o mais importante é que:

Se dividirmos cada número da sequência de Fibonacci pelo anterior, à medida que a sequência avança vamos obtendo números cada vez mais próximos de 1,618.

Esse valor representa um ideal de proporção, à imagem da Sequência de Fibonacci.

Por exemplo:

Se for feito uma enquete à população sobre duas opções neutras, os resultados tendem a mostrar uma proporção de 62% para 38% entre opções, não de 50-50.

O mesmo padrão sequencial pode ser observado em inúmeros exemplos na natureza:

Fibonacci na natureza

Em resumo:

De uma forma por vezes irracional, há uma tendência pela busca da proporcionalidade na natureza e esse comportamento pode ser visto também nos mercados financeiros.

3. Números de Fibonacci e a Razão de Ouro

Se a explicação matemática anterior não foi suficiente, vamos ao que interessa…

O papel da Razão de Ouro é essencialmente importante para encontrar zonas de suporte ou de resistência no gráfico de preço de uma criptomoeda.

Chama-se a isso fazer uma Retração de Fibonacci, uma técnica útil e fácil de aplicar em um gráfico de preço.

  • Um suporte é um nível a partir do qual se acredita que o preço da criptomoeda encontra estabilidade para não continuar a cair;
  • Uma resistência é uma zona que poderá indicar que não existe uma procura suficiente para o preço continuar a subir.
Linhas de suporte e resistência

Nos mercados financeiros existem 5 principais níveis em que você deverá se focar quando usa essa ferramenta:

  • 0;
  • 0,382;
  • 0,5;
  • 0,618;
  • 1.

Esses níveis são utilizados nos mercados como barreiras psicológicas para o comportamento do preço de uma criptomoeda que, como vimos, é influenciado pelo comportamento dos seres humanos que a trocam.

Como pode ver são números baseados na Proporção Áurea, em que 0,618 é o inverso de 1,618.

Em resumo:

O que você vai fazer com esse indicador é prever novas linhas de suporte e de resistência a partir da mesma lógica utilizada nos Números de Fibonacci e, mais precisamente, no Razão de Ouro.

Como é que você fará isso?

Utilizando uma ferramenta chamada Retração de Fibonacci.

4. Utilizar a Retração de Fibonacci

Não se preocupe!

Para usar o Razão de Ouro nos mercados não terá de fazer contas ou ficar com régua e com esquadro em frente ao monitor.

Provavelmente já conhece o TradingView, uma plataforma útil para análise de gráficos de preço, que lhe dá ainda acesso a uma série de indicadores grátis, que além de tudo isso ainda é uma comunidade de investidores.

Embora existam várias ferramentas inspiradas na Sequência de Fibonacci, a Retração de Fibonacci é provavelmente a mais popular.

4.1 Como posicionar o início e o fim da Retração de Fibonacci?

Utilizando o TradingView, o primeiro passo é selecionar a Fibno menu à esquerda.

Selecionar Retração de Fibonacci
Passo 1 – Selecionar ferramenta.

A partir daqui deverá posicionar:

  • Ponto A: a zona do gráfico a partir da qual quer iniciar a sua análise, que deverá ser 1) no início da subida ou 2) no ponto que a subida é confirmada (depois de 3 velas verdes, por exemplo);
  • Ponto B: na zona do gráfico em que pretende terminar a sua análise, sendo que esse ponto deverá ser colocado à altura do valor máximo que o preço atingiu.

Para entender melhor, veja o exemplo abaixo:

Definir pontos de análise com Retração de Fibonacci
Passo 2 – Escolher período de análise, escolhendo pontos de Ínicio e Fim

A ferramenta vai desde já criar uma série de linhas horizontais que definem os principais níveis de Fibonacci que referimos anteriormente, sendo o mais relevante o 0,618 visto em amarelo acima.

Se seguir esses passos, já terá o Razão de Ouro aplicado no período que decidiu analisar.

Agora resta tirar conclusões.

Retração de Fibonacci - Suportes da BTC
Passo 3 – Identificar possíveis linhas de suporte e de resistência. No gráfico acima estão assinalados os vários toques próximos da mesma linha de resistência.

No exemplo acima um gráfico da evolução do preço do Bitcoin, poderá ver que por várias vezes foi encontrado uma resistência no nível 0,618, o mais importante nesse tipo de análise.

Abaixo mostramos mais um exemplo, desta vez uma análise do preço do Ethereum (criptomoeda que até já foi comparada à Apple).

Linha de suporte num Gráfico ETH através do Fiboncacci Retracement

O mais surpreendente é que, ao utilizar essa ferramenta, você perceberá que não raras vezes são criados suportes e resistências precisamente nesses níveis. São vários os casos em que verá isso acontecer.

Embora o nível 0,61 seja o mais emblemático, você também deve estar atento aos outros. É comum ver o preço “reagir” de alguma forma aos níveis do Fibonacci Reatrecement!

5. Conclusão

Por essa altura você deverá se questionar:

Mas isso funciona?

Uma vez que é baseada no comportamento humano e que encontra paralelo em tantas áreas da natureza, a resposta é sim.

Essa ferramenta cai dentro do conjunto de profecias autoconcretizáveis:

Se muitos traders estiverem se baseando nesses indicadores para definirem movimentos de compra/venda, existe a chance do movimento no sentido esperado acabar por acontecer, nem que seja porque eles próprios o provocaram.

A grande dica aqui é uma que temos repetido constantemente:

Recomendamos que as decisões de compra e venda não se baseiem apenas em um indicador. Esses indicadores servem como pistas para que você tenha mais confiança nos seus timings de entrada no mercado.

A Retração de Fibonacci deve ser utilizado em conjunto com outras ferramentas de análise técnica. Dessa forma estará mais preparado para transformar a incerteza dos mercados em confiança. Como sabe, certezas são muito difíceis de garantir. Quanto mais bem preparado estiver, melhor.

Para aprender a lidar com plataformas de negociação e a “ganhar cancha” nos mercados, você pode utilizar a IQ Option. Essa plataforma oferece uma conta de demonstração gratuita para que possa experimentar as técnicas que vai aprendendo, sem qualquer tipo de risco.

Autor
Gabriel Fauth
Gabriel Fauth

Gabriel Fauth é Top Trader e Gerente de Crescimento no TradingView. Atua no mercado financeiro há mais de 5 anos, depois de começar a operar com criptomoedas ainda em 2015. Já negociou Forex e mercado de derivativos no Brasil, mas hoje é principalmente holder de criptomoedas. Escreve para o Criptofy sobre análise técnica.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quando você investe está arriscando seu capital. Não invista mais do que pode perder. Em algumas plataformas apresentadas você poderá negociar com CFDs, instrumentos complexos que causam perdas a até 76% dos investidores. O Criptofy serve apenas para fins informativos. Não prestamos qualquer tipo de serviço ou aconselhamento financeiro. Ao acessar o Criptofy está de acordo com o Aviso de Risco.

© 2021 Criptofy.
Todos os direitos reservados.