A Coinbase anunciou no seu blog que, em parceria com a Circle, vai lançar o USDC – USD Coin. Trata-se de uma stablecoin cujo valor é fixado ao dólar americado (USD).
A Centre, uma empresa FinTech filial da Coinbase e da Circle será a responsável pela tecnologia por trás da USDC.
Criptomoeda do Dólar Americano
Uma stablecoin deste género que tem grande utilização é o Tether – USDT, cuja credibilidade já vinha a ser questionada por motivos como manipulação do preço da Bitcoin e a existência de fundos monetários que garantam o valor do seu token.
Apesar disto, o volume de utilização do Tether é tão grande que no dia 15 de Outubro uma venda em massa de USDT fez o preço da Bitcoin disparar de 6.200$ para os 7.500$ na Bitfinex. A Bitfinex é uma bolsa de criptomoedas responsável pelo supervisionamento do Tether.
USDC – Token ERC20 do Dólar
O facto da Coinbase ser uma entidade com boa reputação aos olhos dos reguladores traz uma camada de confiança e credibilidade ao USDC que antes não era vista em outras stablecoins. O USDC é gerido na blockchain do Ethereum, uma vez que estes tratam-se de tokens ERC20.
Qualquer wallet de Ethereum poderá enviar e receber USDC a qualquer altura do dia, sem limite de montante transacionado e com taxas baixas. Outro motivo para o USDC estar na blockchain do Ethereum é o facto de poder tirar partido dos smart contracts desta rede para tornar esta stablecoin num dólar programável, algo que empresas FinTech podem aproveitar para os seus negócios.
Stablecoins ameaçam a Bitcoin?
Com a USDC é possível fazer-se pagamentos de forma rápida e barata entre duas entidades (pessoas ou negócios), independentemente de fronteiras geográficas e sem preocupações com volatilidade de valor, uma vez que este está fixado ao preço do dólar, que por si é uma das maiores moedas nacionais do mundo. São certamente pontos que jogam a favor das stablecoins.
O factor da descentralização continua a ser um grande trunfo da Bitcoin, muito valorizado pelos seus entusiastas. Para investidores, o USDC representa uma alternativa sólida ao Tether para servir como fundo de cobertura para a Bitcoin quando o preço desta está em queda. De momento o USDC está disponível nas seguintes exchanges: