Coinbase e Circle anunciam USDC – Dólar Digital

Coinbase e Circle anunciam USDC – Dólar Digital

A Coinbase anunciou no seu blog que, em parceria com a Circle, vai lançar o USDC – USD Coin. Trata-se de uma stablecoin cujo valor é fixado ao dólar americado (USD).

A Centre, uma empresa FinTech filial da Coinbase e da Circle será a responsável pela tecnologia por trás da USDC.

Criptomoeda do Dólar Americano

Uma stablecoin deste género que tem grande utilização é o Tether – USDT, cuja credibilidade já vinha a ser questionada por motivos como manipulação do preço da Bitcoin e a existência de fundos monetários que garantam o valor do seu token. 

Apesar disto, o volume de utilização do Tether é tão grande que no dia 15 de Outubro uma venda em massa de USDT fez o preço da Bitcoin disparar de 6.200$ para os 7.500$ na Bitfinex. A Bitfinex é uma bolsa de criptomoedas responsável pelo supervisionamento do Tether.

USDC – Token ERC20 do Dólar

O facto da Coinbase ser uma entidade com boa reputação aos olhos dos reguladores traz uma camada de confiança e credibilidade ao USDC que antes não era vista em outras stablecoins. O USDC é gerido na blockchain do Ethereum, uma vez que estes tratam-se de tokens ERC20.

Qualquer wallet de Ethereum poderá enviar e receber USDC a qualquer altura do dia, sem limite de montante transacionado e com taxas baixas. Outro motivo para o USDC estar na blockchain do Ethereum é o facto de poder tirar partido dos smart contracts desta rede para tornar esta stablecoin num dólar programável, algo que empresas FinTech podem aproveitar para os seus negócios.

Stablecoins ameaçam a Bitcoin?

Com a USDC é possível fazer-se pagamentos de forma rápida e barata entre duas entidades (pessoas ou negócios), independentemente de fronteiras geográficas e sem preocupações com volatilidade de valor, uma vez que este está fixado ao preço do dólar, que por si é uma das maiores moedas nacionais do mundo. São certamente pontos que jogam a favor das stablecoins.

O factor da descentralização continua a ser um grande trunfo da Bitcoin, muito valorizado pelos seus entusiastas. Para investidores, o USDC representa uma alternativa sólida ao Tether para servir como fundo de cobertura para a Bitcoin quando o preço desta está em queda. De momento o USDC está disponível nas seguintes exchanges:

USDC exchanges
Autor
Marcela Lima
Marcela Lima

Marcela conheceu o Bitcoin em 2012 e ficou fascinada com a tecnologia. Desde então tem estudado o potencial das criptomoedas e a forma como podem mudar a sociedade. Hoje divide o seu tempo entre a escrita e a gestão do seu portfólio, composto majoritariamente por criptomoedas e por ações.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quando você investe está arriscando seu capital. Não invista mais do que pode perder. Em algumas plataformas apresentadas você poderá negociar com CFDs, instrumentos complexos que causam perdas a até 76% dos investidores. O Criptofy serve apenas para fins informativos. Não prestamos qualquer tipo de serviço ou aconselhamento financeiro. Ao acessar o Criptofy está de acordo com o Aviso de Risco.

© 2021 Criptofy.
Todos os direitos reservados.