Aconteceu o Terceiro Halving do Bitcoin – Como Foi?

Aconteceu o Terceiro Halving do Bitcoin – Como Foi?

O halving do Bitcoin aconteceu esta segunda-feira, 11 de maio de 2020.

Esse foi apenas o terceiro evento do gênero na história da criptomoeda, em uma altura em que ainda existem por minerar quase 3 milhões de Bitcoins de um total de 21 milhões. 

As recompensas obtidas com mineração de Bitcoin foram assim reduzidas de 12,5 BTC por bloco minerado para 6,25 BTC, tornando a mineração da criptomoeda menos lucrativa para os mineiros.

O halving aconteceu quando chegava-se ao bloco 630.000. No bloco exatamente anterior, o último com a recompensa de 12,5 BTC, foi deixada uma mensagem:

A tradução da mensagem para português é:

“NYTimes 09/Abr/2020 Com uma injeção de $2.3T, o plano da FED excede o resgate de 2008”

O artigo em causa, do The New York Times, pode ser lido aqui. A mensagem é um tributo ao primeiro bloco alguma vez minerado de Bitcoin. Na altura, Satoshi Nakamoto deixou uma mensagem com o mesmo estilo:

“The Times 03/Jan/2009 Chanceler à beira do segundo resgate para os bancos.”

O objetivo da nova mensagem foi mostrar que, passados mais de 10 anos, continua a ser utilizado demasiado dinheiro para ajudar bancos, o que, em última análise, só demonstra a importância do Bitcoin.

Os dias antes do halving

A expectativa, como sempre, foi muito elevada em relação a esse evento. Os analistas sempre antecipam alguma volatilidade nesta altura e os investidores ficam atentos ao preço do Bitcoin e aos efeitos do halving.

Prova dessa expetativa foi o crescimento nas últimas semanas das procuras no Google pela expressão “Bitcoin halving”, como demonstra o gráfico abaixo:

terceiro halving do bitcoin

Assim como o interesse em torno desse evento cresceu, também subiu o preço da criptomoeda nos dias que o antecederam.

Em fevereiro o Bitcoin alcançou um pico na ordem dos US$ 10.300 e tudo indicava que continuaria a subir, mas o impacto da crise provocada pela Covid-19 levou o preço da criptomoeda a cair para metade em poucos dias.

No entanto o Bitcoin retomou a trajetória de crescimento e, na semana que antecedeu o halving, voltou a valorizar consideravelmente, aproximando-se dos US$ 10.000.

A valorização só não foi superior porque, tal como há 4 anos, o Bitcoin voltou a registrar uma queda ligeira de 11% imediatamente nos dias que antecederam o evento.

Valor do Bitcoin
Dias que antecederam o halving e o momento exato do evento.

Isso acontece porque alguns investidores acreditam que o efeito do halving já foi refletido no preço e que, por isso, é hora de vender.

Nas horas que se seguiram ao evento, o valor da criptomoeda manteve-se relativamente estável. No entanto, muitos acreditam que a criptomoeda tende a valorizar nos meses que sucedem o halving.

Autor
Marcela Lima
Marcela Lima

Marcela conheceu o Bitcoin em 2012 e ficou fascinada com a tecnologia. Desde então tem estudado o potencial das criptomoedas e a forma como podem mudar a sociedade. Hoje divide o seu tempo entre a escrita e a gestão do seu portfólio, composto majoritariamente por criptomoedas e por ações.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quando você investe está arriscando seu capital. Não invista mais do que pode perder. Em algumas plataformas apresentadas você poderá negociar com CFDs, instrumentos complexos que causam perdas a até 76% dos investidores. O Criptofy serve apenas para fins informativos. Não prestamos qualquer tipo de serviço ou aconselhamento financeiro. Ao acessar o Criptofy está de acordo com o Aviso de Risco.

© 2021 Criptofy.
Todos os direitos reservados.