Halving do Bitcoin – O Que É? Bitcoin Sobe Após o Halving?

Provavelmente você já ouviu falar em mineração de criptomoedas.

O halving é uma parte fundamental desse processo.

Muito resumidamente, é o momento a partir do qual a recompensa dada aos mineiros por cada bloco minerado é reduzida para metade.

Ao longo deste artigo você poderá entender por que é que isso acontece. Mas além desse aspecto técnico, há outra razão para ter o halving em atenção.

Muitos investidores acreditam que o halving tem influência no preço das criptomoedas, quer seja antes ou depois do momento em que acontece.

Leia este artigo até ao fim para compreender completamente o que é o halving, quando ele acontece e como pode influenciar o preço das criptomoedas.

1. Halving: O Que É?

Para esse propósito, vamos utilizar o Bitcoin como exemplo, já que foi moeda pioneira na introdução deste conceito.

O responsável pela criação do Bitcoin, Satoshi Nakamoto, definiu que, aconteça o que acontecer, nunca irão existir mais do que 21 milhões de BTC.

Ser uma criptomoeda com um número relativamente baixo de unidades em circulação é um dos motivos pelos quais o Bitcoin é tão valioso, obedecendo à lei da oferta e da procura.

É aqui que entra em jogo a mineração:

Hoje quem quiser pode facilmente comprar Bitcoin em uma das várias exchanges disponíveis. Em 2009, quando o BTC foi lançado, o acesso não era tão simples, e a mineração era muito mais rentável.

Halving Bitcoin
Bitcoins apenas são distribuídos por meio de mineração.

Por ser descentralizada, a blockchain precisa que os mineiros a mantenham “viva”, verificando a legitimidade das transações através de algoritmos informáticos.

Uma vez que, para isso, estão cedendo o poder de processamento dos seus computadores e ainda custos de electricidade e de internet, os mineiros são recompensados com uma quantia de BTC por cada vez que uma nova quantidade de transações é armazenada em um novo bloco da blockchain.

Atualmente já existem mais de 18 milhões de BTC em circulação, fruto da mineração feita ao longo de 10 anos, o que significa que falta distribuir menos de 3 milhões de BTC através da mineração.

No entanto, esses últimos 3 milhões serão distribuídos ao longo dos anos até 2140!

Por quê?

Precisamente devido ao halving.

2. Quando é Que Acontece?

Satoshi Nakamoto definiu que a cada 210.000 blocos, ou mais ou menos 4 anos, as recompensas geradas por cada bloco cairiam para metade. A isso chamamos de halving, que em português é justamente reduzir algo pela metade.

É por esse motivo que, tal como o gráfico abaixo exemplifica, a maioria dos Bitcoins foi distribuída nos primeiros anos da sua existência, sendo que os últimos 3 milhões serão distribuídos ao longo dos próximos 120 anos!

Evolução das recompensas bitcoin para mineiros
Total de Bitcoins disponíveis ao longo do tempo.

No início, para cada bloco minerado eram distribuídos 50 BTC, mas esse número tem vindo a cair ao longo dos anos:

  • 28/11/2012: Primeiro halving – passou a 25 BTC por bloco;
  • 07/09/2016: Segundo halving – passou a 12,5 BTC por bloco;
  • 11/05/2020: Terceiro halving – passou a 6,25 BTC por bloco (recompensa atual);

Dessa forma, também já sabemos quando acontecerá o próximo halving:

As recompensas obtidas com mineração de Bitcoin serão reduzidas para 3,125 BTC por bloco em 9 de maio de 2024.

E assim continuará, com reduções para metade, até 2140, ano em que será minerado o último Bitcoin.

2.1 O que acontece quando o último Bitcoin for minerado?

A pergunta é muito válida, uma vez que, depois de ser minerada a última criptomoeda, deixarão de ser dadas recompensas em forma de Bitcoin aos mineiros.

Ainda assim:

Depois de ser minerado o último Bitcoin, os mineiros terão ainda incentivos, uma vez que serão recompensados através de custos de transação, pagos pela usuários da rede.

Uma vez que os custos de transação também deverão continuar a aumentar desde que o preço do Bitcoin suba, o incentivo para os mineiros continuará a existir, garantido a manutenção da rede além do ano de 2140.

Bitcoin Custos Transação
Média diária de custos por transação do BTC (em USD).

3. Que Impacto Tem o Halving?

Entre investidores em Bitcoin e analistas, o halving já se tornou um evento de mercado.

Por ter uma data definida para acontecer, é natural que cause alguma espécie de efeito no preço do BTC.

Entre a comunidade, a grande dúvida parece ser se esse efeito é imediato ou dilatado no tempo. Por isso mesmo exploramos neste artigo essas duas hipóteses.

Seja como for, independentemente da forma como se verifica o efeito no preço, existem duas certezas:

  • Se você é um trader, pode esperar volatilidade durante esse período;
  • Se você é um miner (mineiro), vai receber uma menor recompensa a partir do halving.

3.1 Efeito imediato

A maestria do trading está na análise de dados e de padrões, aliada a uma grande agilidade na tomada de decisões.

Para esse efeito, vamos nos focar apenas na análise de padrões, uma vez que, se você seguisse essa teoria, poderia tomar uma decisão de investimento com bastante tempo de antecedência, já que a data de cada halving é pública.

Ora, quem analisa padrões de comportamento de preço tende a acreditar que o halving tem um efeito imediato no preço do Bitcoin em dois níveis:

  • Preço sobe na altura do halving;
  • Preço sobe um ano depois do halving.

É certo que, até agora, apenas existiram dois halvings, por isso a amostra não é grande. Mas, no caso do Bitcoin, a teoria tende a se confirmar, especialmente um ano após o evento.

Tal como sugere o gráfico abaixo, o impacto na altura do halving é tendencialmente menor.

Halving Bitcoin Preço
Histórico da evolução do preço do BTC durante os seus dois primeiros halvings.

3.2 Efeito dilatado no tempo

Essa teoria recusa que o halving tenha um efeito diretamente visível no aumento do preço do Bitcoin.

Por quê?

Porque o halving é um evento com uma data conhecida de forma antecipada. Por esse motivo, os investidores têm muito tempo para refletir sobre as suas decisões quanto ao preço do Bitcoin.

Assim, muitos analistas defendem que o halving não é diretamente relacionável com o aumento no preço do BTC.

“Halvings anteriores mostraram um impacto insignificante no preço do Bitcoin. Isso acontece porque, tal como um corte muito antecipado de uma taxa de juro, todo mundo já sabe que vai acontecer muito antes.

Glen Goodman, Analista de Bitcoin e autor do livro “The Crypto Trader”

Isso não significa que não exista um efeito. Simplesmente ele não seria visível de forma óbvia em um gráfico de preço. Seria um efeito dilatado ao longo do tempo que antecede o halving.

4. Halving Em Outras Criptomoedas

Tendo sido desenhada com a mesma estrutura do Bitcoin, o Litecoin sofre o mesmo processo, sendo que teve o seu segundo halving em 5 de agosto de 2019.

Halving Litecoin
Evolução do preço da Litecoin durante o seu segundo halving.

Nesse caso, tal como mostra o gráfico acima, o efeito do halving foi muito reduzido ou nulo, uma vez que a ligeira subida assinalada logo após o evento foi posteriormente anulada.

Ainda assim, isso não significa que um halving não tenha importância, uma vez que, como já vimos, há um efeito muito relevante para os mineiros, que passam a ter a sua recompensa reduzida pela metade.

Prova do interesse nesse tema são as pesquisas no Google. Por norma, a pesquisa por “Bitcoin halving” é muito mais popular do que a busca por “Litecoin halving”.

No entanto, nos dias que antecederam o evento da Litecoin, essa tendência se alterou.

Halving litecoin bitcoin google
Pesquisas no Google pelos halvings do Bitcoin e da Litecoin.

De acordo com o fundador da Litecoin, Charlie Lee, esse buzz em torno do tema pode, inclusive, afetar o preço de uma criptomoeda durante o seu halving:

“No que diz respeito ao preço, o halving já deve estar incorporado (antes mesmo de acontecer) porque todo mundo sabe que vai existir. Mas o que acontece é que as pessoas esperam que o preço suba. Por isso muita gente compra à espera da subida, e isso é uma profecia autorrealizável. Como estão comprando, o preço acaba mesmo por subir.

Charlie Lee, Fundador da Litecoin

Ou seja, por vezes, mesmo analisando dados e padrões, pode haver uma subida sem um motivo aparente. A expectativa dos investidores pode ser o suficiente para definir uma subida ou uma descida de preço.

5. Conclusão

O halving é o momento a partir do qual a recompensa pela mineração de criptomoedas passa pela metade.

Esse evento resulta sempre em uma penalização para os mineiros, para quem a mineração de criptomoedas passa a ser menos atrativa.

Para os investidores, o halving pode ou não resultar em uma subida imediata de preço. De acordo com os especialistas, uma vez que é um evento com uma data definida, o seu efeito acaba sendo incorporado no preço muito antes de acontecer.

Independentemente de haver, ou não, uma razão para a subida de preço, a expectativa dos investidores é, por vezes, o suficiente para alimentar movimentos de preço. Se muitos comprarem na expectativa de que vai subir, então é possível que suba mesmo.

Autor
Marcela Lima
Marcela Lima

Marcela conheceu o Bitcoin em 2012 e ficou fascinada com a tecnologia. Desde então tem estudado o potencial das criptomoedas e a forma como podem mudar a sociedade. Hoje divide o seu tempo entre a escrita e a gestão do seu portfólio, composto majoritariamente por criptomoedas e por ações.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *