Dash é conhecida em grande parte por permitir transações rápidas.
Tal como foi o caso com várias outras criptomoedas, em 2017 a Dash trouxe enormes retornos financeiros aos seus investidores.
Só nesse ano, a moeda cresceu mais de 8.000%, seis vezes mais que o Bitcoin.
Mas quais as suas perspetivas para 2021? E o que distingue essa criptomoeda das restantes? É precisamente para isso que olhamos nesse artigo.
1. O Que É Dash?
A Dash nasceu em 2014.
O seu nome é uma fusão de Digital Cash, e como pode imaginar, a grande aplicação dessa moeda é no ramo da tecnologia financeira.
Com os tokens dessa criptomoeda, conhecidos como DASH, é possível realizar-se transações anónimas e quase instantâneas, mantendo sempre um baixo custo.
2. Como Funciona Dash?
Essa criptomoeda foi criada a partir de uma versão modificada do código software do Bitcoin – um hard fork. As suas funcionalidades são, por isso, muito parecidas com as do BTC, embora com algumas diferenças fundamentais:
- Capacidade de manter rapidez de transações, mesmo sob alta demanda;
- Transações anônimas e praticamente instantâneas;
- Implementação de masternodes e consequente mudança do modelo de governança.
O projeto da Dash é open-source, logo qualquer pessoa pode implementar gratuitamente o software dessa moeda para efetuar pagamentos, enviar e receber DASH.
Além disso, é útil mencionar também que o algoritmo de consenso utilizado por essa moeda é o Proof-of-Work, com a função de hash “X11”.
O tempo médio de mineração de uma DASH é de dois minutos e meio. No entanto existe outro algoritmo de consenso nesse projeto, o Proof-of-Service, que você vai conhecer mais à frente.
2.1 Introduzindo as Masternodes
Todas as criptomoedas precisam dos nós – nodes. Isto é: dos usuários e de seus computadores que geram e armazenam a blockchain.
É o que possibilita a descentralização da rede e a validação das transações que a ela são adicionadas.
No caso do Bitcoin, nem todos os nós da rede são recompensados pelo seu contributo para a rede.
Na verdade, uma das maiores críticas ao Bitcoin é o fato do seu poder de mineração ser tão concentrado nas grandes centrais, que conseguem gerar um poder enorme de processamento especificamente para esse objetivo.
Com isso, não existe margem para pequenos ou médios nodes serem recompensados pela sua participação.
Como já sabemos, essa presença de diversos nós independentes garante uma camada de transparência, segurança e descentralização.
Por outro lado, também faz com que algumas transações demorem um tempo muitas vezes insatisfatório para se completarem. Em alturas de grande demanda, há transações que podem levar mais de uma hora para ficarem resolvidas e com taxas elevadas.
A solução da Dash para isso são os masternodes. A esses nós são exigidas condições de excelência, tais como:
- 1.000 DASH (chamada caução)
- Presença online 24 horas por dia
- Perda de conexão máxima de 1 hora
- Endereço de IP dedicado
Com a participação desses nós mestres, que validam uma parte das transações, as recompensas são distribuídas da seguinte forma:
Ou seja, em troca pela sua contribuição (Proof-of-Service), os masternodes recebem 45% da recompensa dos blocos minerados – uma média de 2 DASH por semana para cada nó mestre.
Além disso, esses nodes desempenham um papel na dinâmica de governança da blockchain da Dash, podendo votar em propostas para mudanças do seu protocolo. Por esse motivo se afirma que o projeto da Dash é uma DAO – Decentralized Autonomous Organization.
Essa hieraquia de nós na blockchain dessa criptomoeda é o que permite uma maior estabilidade no funcionamento da rede.
Queremos com isso dizer que a as transações de DASH não estão sujeitas a flutuações no tempo para a sua resolução.
2.2 Funcionalidades PrivateSend e InstantSend
Além das transferências normais existem essas duas funcionalidades, muito apelativas, da Dash.
- Com o PrivateSend é possível tornar a transação completamente anônima, escondendo não só os endereços das partes envolvidas, mas também os valores negociados;
- O InstantSend serve para transações instantâneas, competindo com a velocidade existente em cartões de crédito.
Tanto o InstantSend como o PrivateSend implicam o pagamento de uma taxa (0,001 e 0,0001 DASH respetivamente). Essas taxas não passam de 10 centavos de dólar.
A essa altura você pode estar se perguntando:
“Mas o Bitcoin não é anónimo?”
Assim como na maioria das outras criptomoedas, o Bitcoin é pseudo-anônimo, pois as suas transações ficam todas registeadas publicamente na sua blockchain.
Nos registros é possível verificar os valores e endereços envolvidos nas transações. No entanto, é bastante difícil ligar o endereço de uma carteira a um nome ou a localidade de uma pessoa.
Mesmo assim a exposição das transações é incmõoda para muitos. Prova disso é o sucesso dessa moeda.
Comparativamente a algumas outras acima do seu ranking, o volume diário de DASH movimentado é consideravelmente maior.
2.3 Onde Se Pode Usar DASH?
Pelas suas possibilidades de pagamento instantâneo, essa criptomoeda é aceita em milhares de lugares em todo o mundo.
É possível fazer saques em caixas eletrônicos com cartões de crédito e débito que convertem automaticamente DASH para dinheiro governamental, como Dólar ou Real.
A página Discover Dash mostra locais onde essa moeda é aceita como forma de pagamento.
No Brasil você encontrará lojas virtuais de diversos tipos de produtos, que podem ser consultadas na página oficial do projeto.
Além desses, um dos usos mais aclamados desta moeda, e prova do seu potencial, é o combate à inflação que existe hoje na Venezuela.
Os venezuelanos conseguem comprar comida e bens necessários com essa criptomoeda, a um preço mais barato do que se o fizessem com a sua moeda nacional.
Foi, inclusive, anunciada a possibilidade de pagar com DASH no Burger King.
Nos complace anunciar nuestra alianza comercial con @BurgerKingVE. A partir de hoy podrás comer como un rey y a tu manera pagando con #bitcoin #dash #litecoin #ethereum $BNB y #tether.
— Cryptobuyer (@cryptobuyer) December 30, 2019
Disponible sólo en CC Sambil #Caracas#Venezuela @30Dic #FelizLunes pic.twitter.com/wOreB9wDPM
3. Onde Comprar Dash?
Pode se investir nessa moeda por meio de duas maneiras principais:
3.1 Investir em Dash Em Uma Corretora
Plataformas de investimento online como a IQ Option fornecem ferramentas chamadas CFDs.
Com CFDs você pode lucrar tanto com as subidas como com as descidas do preço das criptomoedas, ao contrário de outras opções. Esse é dos poucos tipos de investimento em que isso efetivamente acontece.
Ao investir através da IQ Option descarta-se a necessidade de configurar carteiras virtuais (wallets) para manter suas tuas criptomoedas seguras, e o processo de compra e de venda torna-se bastante simples.
3.2 Comprar Dash Em Uma Bolsa
Se, por outro lado, os entraves técnicos não lhe desmotivam, você pode optar por comprar DASH diretamente em uma exchange, como a Binance, sendo que, nesse caso, ficará mesmo na posse da criptomoeda.
Se estiver pensando em utilizar DASH para fazer/receber pagamentos, para trocar a moeda entre exchanges ou para fazer staking, então essa é a opção recomendada.
3.3 Montar um Masternode
Essa modalidade requer um investimento inicial bem maior, mas permite gerar lucros passivos.
É necessário ter 1.000 DASH para montar um masternode. O retorno de investimento (ROI) irá depender da valorização da moeda e do tempo que mantiverem o nó ativo.
As 1.000 DASH iniciais podem ser resgatadas a qualquer momento, invalidando o masternode.
4. Valor do Dash (DASH)
Embora ultimamente ande afastada do Top 10 do CoinMarketCap, o DASH já foi uma das criptomoedas mais valiosas.
No seu máximo, chegou mesmo a valer mais de US$ $1.600 em dezembro de 2017, no pico desse mercado. O registro do seu valor mais baixo foi em fevereiro de 2014, quando valia apenas $0.21.
Em 2020 o DASH valorizou cerca de 60%. Não sendo um mau desempenho, essa criptomoeda está claramente longe do seu melhor e parece cada vez mais difícil voltar a chegar ao seu máximo de 2017.
5. Conclusão
A Dash já se encontra bem estabelecida no mercado, com uma base de usuários firme e boa aceitação no mercado.
O seu foco é em transferências rápidas, anônimas e baratas, tornando-a uma concorrente do Bitcoin.
Existem algumas diferenças fundamentais entre Dash e Bitcoin, tal como a existência de masternodes, que alteram o modelo de governança da blockchain.
Com esses nós mestres também é possível gerar uma renda passiva, conhecida como staking, embora o investimento inicial seja superior.
Dúvidas Frequentes
DASH é uma criptomoeda que permite realizar transações anónimas e quase instantâneas, mantendo sempre um baixo custo.
No seu máximo, chegou mesmo a valer mais deUS$ $1.600 em dezembro de 2017, no pico desse mercado. O registro do seu valor mais baixo foi em fevereiro de 2014, quando valia apenas $0.21.