Amazon Entra na Corrida de Produtos Blockchain

Amazon Entra na Corrida de Produtos Blockchain

A Amazon anunciou que pretende competir com outras empresas de referência no mundo tecnológico como a IBM e a Oracle a nível de produtos Blockchain.

O novo produto vai ser disponibilizado através da AWS – Amazon Web Services, conhecido por fornecer soluções de poder computacional na cloud.

O vice-presidente da AWS Jeff Barr explica que a empresa tomou esta decisão de entrar no espaço Blockchain porque a tecnologia é reconhecida por eliminar o uso de intermediários ao criar uma base de dados permanente e segura de transações. Segundo Barr isto oferece “bastantes possibilidades”.

A Amazon providencia uma infra-estrutura com templates pré-definidos de Blockchain que suportam duas versões da tecnologia: Ethereum e o Hyperledger Fabric (Linux Foundation). Isto pode beneficiar developers uma vez que embora se saiba que a Blockchain é uma forma eficiente de guardar dados, o processo de criação, execução e gestão de uma Blockchain são complexos. Assim, empresas que queiram implementar a Blockchain nos seus negócios poderão recorrer a esta ferramenta.

Recorrendo ao AWS Blockchain Templates, pode-se rapidamente configurar uma rede Blockchain compatível com Ethereum ou Hyperledger Fabric. A Amazon certifica que estas frameworks serão open-source de modo a facilitar a implementação das mesmas. É possível escolher algoritmos de consenso e outras ferramentas de controlo.

Após isso as empresas poderão então criar artefactos para a rede como smart contracsdApps, e um sistema de controlo de acesso. Os clientes terão todas as ferramentas para gerir, monitorizar e fazer inquéritos em tempo real à rede.

Como qualquer outra Blockchain, esta ferramenta poderá vir a ter várias aplicações na indústria como serviços financeiros, Internet of Things, cuidados de saúde e gestão de cadeia de suprimentos (supply chain management).

Autor
Marcela Lima
Marcela Lima

Marcela conheceu o Bitcoin em 2012 e ficou fascinada com a tecnologia. Desde então tem estudado o potencial das criptomoedas e a forma como podem mudar a sociedade. Hoje divide o seu tempo entre a escrita e a gestão do seu portfólio, composto majoritariamente por criptomoedas e por ações.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *