O preço do Bitcoin sofreu uma das maiores quedas do ano, com a criptomoeda-mãe a recuar para valores de meados de junho de 2019, perto dos 7.600€, e arrastando as restantes criptomoedas.
A queda da Bitcoin foi de quase 10% em apenas uma hora, sendo que nas comparações diárias chegou a registar uma desvalorização superior a 17%.
O Que Motiva a Queda do Bitcoin?
Muitos analistas esperavam uma descida mais cedo ou mais tarde, já que o Bitcoin apresentava um padrão de triângulo descendente. No entanto, podem existir outras razões para a queda do Bitcoin.
Uma delas foi a quebra de 40% no hashrate do Bitcoin, que entretanto já voltou aos níveis dos dias anteriores. A taxa, que vinha em forte ascensão desde o início do ano, sofreu uma queda brusca a 23 de setembro.

Vários analistas apontaram a queda do hashrate como uma das possíveis causas para a queda do preço da Bitcoin.
No entanto, uma vez que a taxa rapidamente voltou a níveis considerados normais, acredita-se que a quebra tenha acontecido devido a uma falha de energia ou de internet na China, um dos países responsáveis por grande parte da mineração de Bitcoin.
Para além da queda do hashrate, o CEO da BitBull Capital, Joe DiPasquale, acredita que a desvalorização da Bitcoin foi ainda motivada pela estreia da Bakkt, que desapontou alguns investidores.

A plataforma da Intercontinental Exchange (ICE), responsável pela bolsa de Nova York, abriu a negociação para investidores institucionais a 23 de setembro, mas o volume de trocas nos primeiros dias ficou muito abaixo do esperado.
Bakkt, first day volumes: 71 bitcoin.
— Alex Krüger (@krugermacro) September 24, 2019
CME, first day volumes: 5298 bitcoin.
That’s a 75x difference.
Apesar de tudo, os analistas acreditam que esta plataforma pode ser importante para o futuro do Bitcoin:
Joe DiPasquale, CEO da BitBull Capital
Mercado das Criptomoedas em Queda
Quedas acentuadas no preço do Bitcoin costumam ter um reflexo em todo o mercado e desta vez não foi diferente.

O movimento de queda rapidamente se generalizou às restantes criptomoedas, contagiando até as que acumulavam ganhos ao longo do dia.
Os campões das quedas foram as criptomoedas ligadas ao Bitcoin, com a Bitcoin Cash (BCH) e a Bitcoin SV (BSV) a registarem deslizes a rondar os 25%.
Como sempre, más notícias para quem já tem investimentos em criptomoedas são boas notícias para quem quer entrar neste mercado ou reforçar as suas posições, uma vez que é a chamada época de saldos.
PRO TIP: Buy the dip!
— Tyler Winklevoss (@tylerwinklevoss) September 25, 2019
Caso queira seguir o conselho de Tyler Winklevoss, que investiu US$ 11 milhões em BTC em 2013, a IQ Option é uma excelente opção, uma vez que, ao contrário de outras plataformas, permite lucrar quer com as subidas, quer com as descidas dos preços das criptomoedas. Ora, num momento de queda como este, essa é uma possibilidade muito útil.